Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2013

>Bolívia revista avião da FAB à procura de asilado

Imagem
Atualizado as 20:05 hs. 
Louvável a preocupação da presidente Dilma Rousseff, quando falou nesta terça-feira (27), sobre o caso do senador boliviano que fugiu para o Brasil, o certo é que o caso levou a demissão do ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, que estava à frente do Itamaraty desde 2010, inicio do governo Dilma. “O Brasil não poderia colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob a sua guarda”, afirmou Dilma. E emendou. “Um Estado democrático e civilizado, a primeira coisa que faz é proteger a vida sem qualquer outra consideração. Protegemos a vida e a segurança e garantimos conforto ao asilado”, criticou. “Se nada aconteceu, não é a questão. Poderia ter acontecido.”

Só que a presidente esqueceu que todos os cidadãos brasileiros merecem e precisam de mais segurança, principalmente, nas estradas brasileiras que acaba elevando o custo do transporte de cargas e quem acaba pagando a conta é o consumidor. Também é  bom que se diga a maioria delas  é de péssima q…

>Instruções e ferramentas para capturar corruptos

Imagem
Certo dia estava eu em Peruíbe, SP curtindo o carnaval naquela cidade do Litoral Sul. Ao sair caminhando na orla da praia deparei com dezenas de pequenos buracos na areia assim que a onda se afastava. Na minha frente vi também que caminhava um senhor com um pequeno cano de PVC. (Este no caso, foi em Vitória - ES)

Com um olhar mais atento, dava para perceber que se tratava de uma ferramenta artesanal feita para capturar iscas pra pesca. Este senhor parava próximo àqueles pequenos buracos, colocava aquele o cano com um sistema de sucção. Era através desse sistema simples, porém eficiente, que ele tirava um bichinho feio pra chuchu, que eu já tinha visto outras vezes, mas não sabia como se chamava. 
Pra minha surpresa ele me disse que aquilo era corrupto, ah, na hora, fiquei empolgado em saber que aquilo servia de isca para pescar outros peixes. Realmente tem muita gente que gosta de encostar-se em corruptos. Mas, não é aquele da praia do qual estou falando. 

Como era bom ver um corrupto en…

>Honestidade, regra ou exceção

Imagem
“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.”
-Rui Barbosa
Quando se é honesto a consciência fala mais alto. Mesmo em um mundo onde a maioria só pensa em "levar vantagem", felizmente, no meio de tudo isso, tem uma minoria que serve de exemplo. Todos os dias têm noticias de algum acontecimento envolvendo a questão da honestidade. É tão raro ser honesto neste país que os poucos existentes, - em sua maioria - são pessoas pobres ou mesmo paupérrimos. Com gestos simples que acabam chamando a atenção da mídia e virando notícia.
O que devia ser uma regra acabou se tornando uma exceção. Particularmente aprendi desde muito cedo, através de orientação dos meus pais, que devíamos em primeiro lugar serem honestos. Respeitar a todos, principalmente, os mais velhos. E uma coisa que era enfatizada sempre: respeite o próximo, e assim poderá exigir respeito. Não sei…

>Presídios do Regime Militar, um modelo a ser seguido

Imagem
No Brasil tem se falado muito de mudanças nas leis para diminuir a maioridade penal. Pois a maioria dos crimes sempre tem um menor envolvido ou simplesmente  assume a autoria sabendo das benesses da lei pra não dizer impunidade. Por ser inimputável não responde criminalmente por seus crimes, que na verdade nem crime é, mas sim atos infracionais. O sistema penitenciário brasileiro atual também é muito criticado, principalmente, pelos defensores dos Direitos Humanos, dizendo que os presídios são verdadeiros depósitos de presos onde nada se aprende a não ser a especialização nos vários tipos de crimes. Dizem até que os presídios e penitenciarias são verdadeiras universidades do crime.
Pensando assim tem uma corrente que pede penas mais duras e a mudanças imediatas e uma profunda reforma no Código Penal Brasileiro. Se assim é conhecida, diante disso tem sido disseminada na rede mundial de computadores uma tese dos defensores de do sistema prisional que diz o seguinte: “Falem o que quiserem…