16 agosto 2009

>Cada notícia é um flash

Vivemos nos dias atuais movidos a notícias das mais variadas. Parece que todo mundo está buscando notícias; os jornais, revistas e tvs sabendo disso nos inundam com essas informações. Se analisarmos a maioria são notícias ruins. Quem souber de uma boa, por favor... Comovemo-nos, habitualmente, diante das grandes tragédias que agitam a opinião pública.

Antes os acontecimentos demoravam dias para chegar ao nosso conhecimento. Nos dias atuais chegam até nós - dependendo do fato em tempo real - não importando onde estejam acontecendo. Muitas vezes não estamos preparados para receber tanta informação ao mesmo tempo. E digerir tudo isso não é uma tarefa fácil. Diante de tudo, vamos vivendo, e muitas vezes nos envolvendo emocionalmente mesmo sem querer naquela notícia que está no auge, na mídia, ou seja, em todos os meios de comunicação. Então! Vamos relembrar um pouco?

Dengue: A Vigilância Epidemiológica da Bahia registrou em duas semanas o aumento de mais de cinco mil casos de dengue no Estado, segundo informações da Secretaria da Saúde. Até a primeira semana de fevereiro deste ano, foram notificados 6.567 casos de dengue. Nas duas semanas seguintes, outros cinco mil casos foram notificados, totalizando 11.570 casos de dengue na Bahia, correspondendo a um aumento de 248% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.919 casos.
Desse total registrado, 85 casos da doença mais grave já foram confirmados, segundo a Secretaria. Nove pessoas morreram com dengue hemorrágica. A dengue estava fazendo vitimas; no Estado da Bahia morreu várias pessoas vítima da doença. Esqueceram do mosquito não somente na Bahia, mas em todo Brasil.

Michael Jackson: morreu um dos maiores ídolos da musica pop de todos os tempos. Naqueles dias em cada canal de TV, jornais, revistas, blogs e até no boca a boca o dia a dia só se falava nisso. Bom, o tempo passou e já não se fala mais do assunto. Já não dá mais Ibope, melhor esquecer. Esquecemos e até hoje ninguém ficou sabendo onde o homem está enterrado.

Discussão no Senado: aquele bate boca entre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A mídia repetiu exaustivamente a cena. Logo mais cai no esquecimento, se é que alguém ainda lembra. Antes tivemos o escândalo das passagens aéreas. Estão vendo! Até eu já estava esquecendo.

Escândalos do Senado: O presidente do Senado, senador Jose Sarney está na mídia “como nunca antes na história deste país”, também não é pra menos, empregou a família amigos e companheiros. “Quando foi descoberto e o Senado como instituição entrou em crise se saiu com essa: a crise não é minha, a crise é do senado...” a crise na verdade é do sistema político do país. Este a gente ainda não esqueceu por que continua dando Ibope.

Globo & Record: Semana passada as duas emissoras começaram uma batalha que parece não ter fim. Acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro contra Edir Macedo. Aproveitando que o bispo, dono da Rede Record, foi indiciado pela justiça desceu a lenha. Em outro extremo a TV do bispo se defende. Hum, essa história é antiga, a globo se acha a toda “poderosa” das comunicações, ai de quem ameaçá-la, quer por que querem o monopólio da informação. Quando se sente ameaçada é um Deus nos acuda. A Globo ao que dá pra entender quer saber da ligação da Rede Record com a Igreja Universal. Ninguém sabe onde uma começa e
A outra termina.

Gripe H1N1: Influenza A, essa está dando o que falar. Não se fala em outra coisa. Acho que nem mesmo a crise do Senado está preocupando tanto. E olha que isso também afeta tanto quanto a gripe. Ou até mais. A famosa gripe que não se conhece a cura, não tem vacina. Está matando mesmo, talvez nem tanto quanto matou e tem matado a gripe sazonal ou gripe comum. Sabe por que não se fala em outra coisa no momento? Por que está em todos os jornais, radio e TVs. Enquanto isso se esqueceu do mosquito da Dengue e tantas outras doenças.

Como podemos ver os fatos acontecem em uma velocidade tão grande que não conseguimos acompanhar. Todos os anos o mundo passa por uma epidemia; lembra? Em Angola na África o vírus ebola; na Ásia, mas especificamente no Japão a sars; tivemos ainda a gripe aviaria, enterraram tanto frangos, (que não pegou...), doença da vaca louca na Inglaterra e alguns países da Europa, essa ataca os humanos também, as vacas (coitadas...). Vamos parar por aqui.

Ficam em nossas mãos orientar nossos filhos para que possamos no futuro desfrutar de um país um pouco melhor. Talvez com mais algumas novas doenças que venham a aparecer. Caso ocorra que possamos ter respostas mais rápidas para seu controle ou cura. E que os escândalos nos meios políticos se não desaparecer pelo menos possa diminuir. Já é uma grande contribuição rumo ao futuro.

6 comentários:

  1. Olá amigo!
    Quero agradecer a sua visita no meu cantinho. Certamente irei seguir o seu com muito agrado.
    Quanto às noticias, é bem verdade que somos invadidos diariamente com tantas desgraças que chegamos a um ponto que já não nos espantamos com nada. Aqui em Portugal o assunto diário é assaltos, politica, acidentes e coisas afins.
    Nunca recebemos uma notícia alegre ou nunca chegamos a saber o final de algumas.
    Vamos aguardar por dias melhores!
    Um beijo de Portugal.
    Judite

    ResponderExcluir
  2. É verdade.....acredito até que o horário dos jornais deveria mudar.....pois,nós não temos tranquilidade nem na hora das refeições....

    ResponderExcluir
  3. Olá querido, gostei demais do post, e é muito verdadeiro.
    bjs, ótima semana pra ti.
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem! A cada minuto chega uma nótícia aos nossos ouvidos e na maioria das vezes (digamos 80%) são manchetes nada agradáveis como violência, doenças, corrupção, acidentes e assim por diante!
    Isso é Brasil! Infelizmente...
    Uma ótima semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amigo, este é o mundo que vivemos. Esse é nosso brasil.
    Não devemos fechar os olhos para a realidade, mas as noticias são sempres esmagadoras. Ataques por audiência, corrupção na politica, epdemias...e assim vai... As vezes não tenho nem vontade de ligar a televisão, procuro me desligar um pouco desse mundo cruel...

    Obrigada por sua visita.....Um otimo blog encontrei aqui....um espaço para um desabafo...

    Um otimo dia

    Andresa Araujo

    ResponderExcluir
  6. Fez uma boa salada de reportagens...

    Eu lembro da noticia do virus Ebola quando ele atacou na Africa, na qual havia uma reportagem que passava uma barraca médica cheio de pessoas doentes...

    Mas graça a Deus, esta doença não se espalhou pelo mundo, bem como outra doenças, de forma grave...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...