19 agosto 2009

>OPS! Acho que apertei a tecla DEL...

Diz a lenda que há algum tempo, dentro do passado que já se foi, um menino queria ser escritor, mas ele não queria simplesmente escrever, queria tocar profundamente as pessoas com suas palavras, mexendo com seus sentimentos de ódio, tristeza, alegria, raiva e felicidade entre outros tantos. Mas o que isto tem a ver com informática? Bem, dizem que hoje em dia este mesmo menino já crescido, trabalha na Microsoft, sendo ele quem escreve as mensagens de erro que aparecem no sistema operacional Windows, para total e completo desespero de seus usuários. Recebi está piadinha e resolvi utiliza-la na abertura deste texto para mostrar como em muitos casos a informática consegue realizar os sonhos de alguém, simplesmente transformando-os nos pesadelos de outros.

Ainda falando sobre as tais mensagens de sistema, podemos notar que algumas delas conseguem até mesmo causar certos constrangimentos ao homem. Por exemplo: dependendo do sistema, o indivíduo poderá vir a receber mensagens perguntando se gostaria de dar o BOOT. Como assim dar o BOOT? E, principalmente, o que raios é esse tal de BOOT?

Passamos o tempo todo tentando suprir os desmandos do equipamento que vive (artificialmente) enviando mensagens sobre como devemos proceder, ou seja, ao invés dele fazer o que queremos, somos nós que acabamos seguindo as ordens do computador. Ainda outro dia o sistema me pediu para impostar uma senha que não fosse de fácil dedução, e eu escrevi: IMPOSTO DE RENDA, cuja dedução é sempre dificílima. A propósito, se aparecer uma mensagem no seu sistema dizendo: SUA SENHA VENCERÁ EM TRES DIAS, não se anime muito, pois isto definitivamente não quer dizer que sua senha se tornará uma vencedora.

O tempo é algo relativo em informática (principalmente por se tratar de um mundo meio real, meio virtual e meio mágico, regido por elfos, fadas e hackers de um lado e Trolls, bruxas e crackers do outro). Para exemplificar, vale lembrar que um mesmo sistema que parece demorar horas para processar alguma coisa, leva décimos de segundos para deletar algo que não queríamos que fosse deletado.

Apesar dos milhares de recursos e ferramentas apresentadas como verdadeiros milagres da tecnologia, as tarefas sempre são difíceis de se executar, justamente porque em muitos casos os tais facilitadores incorporados ao sistema são extremamente complexos de se operar ou mesmo entender, por outro lado tudo é muito simples de se perder, apagar, errar. E o que é pior, esses erros tão fáceis de se cometer tornam-se, na grande maioria das vezes, dificílimos de se consertar, onde a única certeza é de que em algum lugar existirá um log com o registro de que foi você o responsável pelo erro.

Geralmente quando lemos nos menus dos aplicativos as opções: SALVAR, ABRIR e IMPRIMIR, nós podemos imaginar que existem outros tópicos que apesar de não estarem visíveis ficam subentendidos tais como: REPRIMIR, HUMILHAR e TORTURAR O USUARIO.

Enfim, o computador se tornou vital para as necessidades do homem, porém, é bem provável que no futuro o homem não seja mais necessário ao computador, e com isso a soberba de nos acharmos criaturas absolutas torne-se obsoleta.
(Autor: Antonio Brás Constante)
abrasc@terra.com.br

10 comentários:

  1. Creio que a maioria das pessoas não vivem mais sem computador, bendita seja esta telinha.
    Agradeço sua visita, seja bem vindo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Querido novo amigo ,estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. É verdade!!!!É uma grande ferramenta,qd bem utilizada......

    ResponderExcluir
  4. Hua, kkk, ha, ha, menino, é o mal dos tempos modernos, pois mais tentamos usar os computadores sem o devido treinamento, pois quantos de nós fizemos um curso de word, excell e n-coisas mais que é o pacote de informatica...

    Fique com Deus, menino J.Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ "J"!!! Dei uma vlta por seu blog e como sempre ótimas postagens e uma certeza, a de que ficar muito temposem passar por aqui nos obriga à perdas como participar de alguns assuntos interessantes que foram postados e a qual se perde em oportunidades se não for na hora e por isso mesmo prometo que vou passar mais vezes porém devo explicar que estava eu em época de alta temporada na Serra da Mantiqueira com o Festival de Inverno, com muita gente circulando por aqui tambéem vendas aumentando e muito trabalho, findado o Festival estou voltando a minha conquistada tranquilidade e volto com mais tranquilidade e oportunidade da discussão de temas tão rlevantes e fundamentais em nosso dia à dia.
    Fiquei feeliz em passar e de ter participado, grande abraço e sucesso, Muito!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo,
    que bom , q vc apareceu,
    mas eu estava lhe devendo essa visita, hj vi teu comentário a respeito do folclore e é bem verdade , eu tbm cantei muitas daquelas cantigas , me fez lembrar dos meus tempos de criança. Vim hj aki retribuir teu carinho, e amei a lenda , ela deve ser verdadeira pq há dias em que tudo no computador desanda, trava....so pode ser coisa dele,como dependo muito ele vive a me torturar , qt mais vc depende mais torturado vc é.......rs e vc tem toda razão , hj eu ja n consigo mais viver sem essa telinha , dependo dela todos os dias.....rs
    Tenha um ótimo FDS,.. .
    Beijos
    Maura

    ResponderExcluir
  7. Pô! Isso revolta, né? Adorei o texto.

    Mas olha, venho agradecer sua visita e comentário. Seja sempre bem vindo. Bj.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade o computador para algumas pessoas, substituiu o ser humano, conversamos mais com ele do que com as pessoas que vivem com a gente. Daqui a pouco, o PC será nosso melhor amigo, pelo menos ele não tem opinião própria.

    ResponderExcluir
  9. Dificil falar em poesias, menino poeta etc. porque sei que voce é internauta assumido.
    Não acredito em nenhum tipo de sentimento.


    abraços

    ResponderExcluir
  10. olha isso sim que achei uma opinião profunda sobre a informatica mas irei lhe dizer ahhh como eu queria montar sistemas com palavras complicadas com comandos absurdos e eindecoraveis só pra mim fazer todod se intitular burro huahuahua

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...