03 março 2008

>Seja um idiota... Inteligente

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
.

"Eu sei" - respondeu o tolo assim:

.
“Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.

.
Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
.
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

.
Mas a conclusão mais interessante é:
.

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.
.

“O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente”.
.
Colaboração: Natália

Um comentário:

  1. Adorei sobre o assunto idiotas, Realmente nem sempre quem parecer ser-não é. Já publicou teu livro?.volto a visita-lo, e sempre farei um comentário.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...