01 março 2009

> O Brasil e a crise econômica mundial

DivulgaçãoEm meados do ano passado – para ser mais exato em julho - uma das grandes crises econômica que teve início – segundo os mais entendidos – nos Estados Unidos das Américas e se alastrou como um rastilho de pólvora para todos os continentes.
Na época, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a crise como uma “marolinha’. Na verdade, o que estamos assistindo hoje é uma avalanche de demissões, principalmente, nas grandes empresas. Uma das ultimas demissões em massa ocorreu na maior fabricante de jatos da América Latina, a Embraer(Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A).
Algumas empresas, também, aproveitaram e pegaram um gancho na crise econômica para enxugar seus quadros e aumentar seus lucros. A Justiça Trabalhista foi acionada pelo sindicato da categoria que conseguiu adiar as demissões até a data de amanhã (2), quando as partes sentam na mesa de negociação.
Na verdade uma mediada paliativa que não garante o emprego de nenhum dos mais de 4 mil demissões. Essa atitude do judiciário ainda abre um precedente perigoso nas relações empregado x empregador. Mas não é somente a Embraer que demitiu não. Segundo os jornais, a Wolksvagem do Brasil também tem sua lista de demitidos. Outra empresa, a Sensata Tecnologies.
"O nome Sensata provém da palavra latina sensata, que significa "dotado de bom senso". Para complementar nosso negócio e nome, nosso logo é inspirado no Braille, a linguagem universal baseada no sentido do tato. A Sensata, "O nome Sensata provém da palavra latina sensata, que significa "dotado de bom senso".(Não foi tanto assim).Para complementar nosso negócio e nome, nosso logo , linguagem universal baseada no sentido do tato".
A Sensata Technologies, com sede em Campinas-SP, está encerrando suas atividades no Brasil depois de 45 anos.
"Até 2006, éramos chamados de Texas Instruments Sensores & Controles. Hoje, a Sensata é uma empresa independente pertencente a Bain Capital - e é a líder mundial em fornecimento de sensores e controles para uma grande gama de mercados e aplicações".
Seu parque fabril será desativado em 30 de setembro, deixados dezenas de pais de família sem emprego. Essa empresa – está de mudança para a China - fabrica sensores eletrônicos para vários segmentos. Como podemos ver aquilo que foi classificado de 'marolinha' continua afogando muita gente, direta e indiretamente.
Torcemos para que tudo volte ao normal e o país possa voltar a crescer e os trabalhadores demitidos possam recuperar seu sustento. Está na nossa Carta Magna, “todos tem direito a alimentação, moradia, trabalho, saúde, segurança....etc.
Vamos esperar!!!

7 comentários:

  1. Estou grata pela tua visita ao meu " Pequenos Detalhes".
    Volta sempre! É bom receber visitas, não é?
    Vou continuar a passar por aqui!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Mas é engrçado que um post que vi esse dias, fala sobre o mesmo assunto, mas sobre outra ótica, pois a grandes empresas estão se ferrando, mas algumas pequenas empresas estavão ganhando dinheiro...

    No final das contas, o que depende é ter o produto e ter procura por ele.

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. A crise economicca que afeta não só o Brasil como também quase todos os países do mundo será agravada ainda mais, quando brasileiros que estão exportados para fóra, ficarão desempregados, voltarão para o Brasil agravando ainda mais a situação dos brasileiros ,menos favorecidos que mal sabem o portugues corretos, ou mesmo os que sabem e falam pelo menos o Ingles, serão prejudicados, porque lógicamente esses brasileiros mais experiente e mais bem preparados lá fóra terão prioridade na disputa de vagas de empregos bancários, industriais, e de sistematização. Isso é a marolinha do nosso presidente.

    Sonia

    ResponderExcluir
  4. E veja bem meu caro, amigo - a quem eu agradeço por prestigiar meu blog - esta crise não foi criada pela fome na África,nem entre a milenar brigalhada entre judeus e palestinos e muito menos a possibilidade do Iraque jogar uma destruidora arma quimica sobre os EEUU(rs).

    Esta crise foi gerada no útero do capitalismo mundial e parida por parto anormal para o mundo.

    É uma crise do setor financeiro, norte-americano e especificamente, do bingo, roleta, ou jogos de cartas no cassino imobiliario, sob as benções do intrépido auto-regulado mercado deste capitalismo neo-liberal prepotente e falido.

    Lula- desculpe o termo- deu um esporro nos intelectuais financistas do Banco Mundial e do FMI,e apesar da Myriam Leitão dizer que não, o mundo jamais será o mesmo.

    Chegou a hora e a vez da China.

    Vamos aprender Mandarim, meu caro!

    Fique com Deus e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. oi sou um empregado da sensata technologies,e foi por falta de liderança que a empresa vai para china,isso é uma vergonha porque quem vai para rua são só os "peão" ,a sensata só vai manter a parte administrativo COM 90% DOS EMPREGADOS APOSENTADOS

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, dei muitas risadas com as piadas...Inclusive tomei a liberdade e coletei uma que eu chorei de rir, colocarei em meu blog, rs parabéns. Ah meu blog da uma passadinha lá.
    www.mulheresesuasmanias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...