24 outubro 2009

>Deu a louca nas fábulas infantis

Se as fábulas infantis de outrora fossem escritas hoje em dia, tudo seria diferente, o Lobo Mau estaria mal, muito mal, combalido na cama da vovozinha, que teria saído de casa para passar trotes em algum telefone público (se na cidade de Canoas isso acontece, porque não poderia ocorrer em fábulas?). O lobo teria sido vítima dos três porquinhos, que lhe contaminaram com a gripe suína. Nesta história ao invés dele ter soprado neles, foram eles que assoaram o nariz perto dele.
Os porquinhos por sinal, não seriam apenas três, mas sim, milhares, que atirariam lixo pelas janelas dos carros, ou em terrenos baldios, ou ainda despejando detritos industriais em rios, sem preocupação nenhuma com reciclagem ou meio ambiente, e teriam a alcunha de sociedade. Se não bastasse a gripe, o lobo ainda seria acusado de atentado violento ao pudor e canibalismo contra uma tal Chapeuzinho Vermelho, uma das lideres do comando vermelho, e conhecida no bosque encantado como a maior traficante de "docinhos" alucinógenos da região.

No caso de João e o pé de feijão, seria João que passaria o conto do vigário nas negociações, trocando vacas loucas por sacas de feijão, que ficariam armazenados em gigantescos silos subsidiados pelo governo, que ainda pagaria a João para guardá-los, mantendo assim o preço de mercado. João também aprontaria das dele com sua irmã Maria, existindo inclusive boatos de que juntos eles teriam saqueado uma pobre velhinha, vandalizando sua casa e ainda chamando a coitada de bruxa. Tudo isso em decorrência do vício de ambos por "docinhos", onde faziam de tudo para consegui-los. Seriam considerados como dois exemplos de jovens perdidos no bosque encantado. A Cinderela da atualidade passaria o rodo na casa da madrasta, deixando-a sem nada, e fugiria com um tal de príncipe, marginal conhecido, que não engolia sapos de ninguém. Já a Branca de neve ganharia este apelido em decorrência do pó que forneceria aos seus convidados em suas festinhas privativas para políticos entre outras personalidades influentes, utilizando anões nas suas operações, que em áureos tempos também já foram conhecidos como anões do orçamento, em terras brasilis.
Nos dias de hoje Pinóquio não seria literalmente um cara de pau, mas ainda assim seria um baita mentiroso, provavelmente entraria na política, mas ao invés de crescer o nariz, o que cresceria absurdamente seria sua conta bancária.


Estamos vivendo em um mundo onde os contos de fadas foram trocados pelos games, os príncipes e princesas por uma tentadora carreira (entenda-se isso em todos os sentidos) e a infância cada vez mais vem deixando de acontecer em meio a uma antiga bolha de fantasias, onde era a cegonha que trazia os ovos de páscoa e Papai Noel era pregado na cruz. As novas fontes de utopia são uma mescla entre o real e o digital. Um mundo em que pequenos e inquietos "pré-adultos" se formam antes mesmo de serem adolescentes.
Enfim, um mundo onde muitos adultos sentem-se tão obsoletos quanto seus saudosos contos de fadas de antigamente, sem conseguirem assimilar o que estas mudanças causarão as futuras gerações, que já há um bom tempo vem atropelando estas recordações com uma carruagem envenenada de abóboras transgênicas.
(Autor: Antonio Brás Constante)

17 comentários:

  1. Post interessante...

    Mas com certeza haveria espaço para esta fábula atuais, pois não continuamos deixando que elas acontecem...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, a mudança de um estado pra outro ocorre, mas nunca será a mesma, é fato. Isto aconteceu, está acontecendo no nosso mundo infelizmente. Metaforizaste tudo e colocaste tão bem na tua visão, que não tem como se opor a tudo isto... De fato o lobo mal racional está aí a soltas, como porquinhos tbém... Chapeuzinho, tbém perdeu a inocência, dando passos além... e a vovozinha meu querido, onde foi parar? na materia que vc expos algumas semanas, nos asilos, sem filhos pacientes e despojados que devolva todo um carinho,da inocência feliz que viveu... Fantasias... cadê elas, perderam seus encantos, a mente ficou preguiçosa, perderam-se toda a graça, toda crença... O trabalho aqueles mais tranquilo onde as máquinas se fingem do pensar, o faz de conta das fábulas infantis direcionado para outro lugar... coisas do preguiçoso, faz de conta que a gente trabalha e chega em casa a dizer que está morto... Mentes que não querem mais pensar.... enquanto isto... os brinquedos eletrônicos, as máquinas de lavar louça, a tv mostrando a violência até mesmo através dos desenhos infantis, joguinhos de guerra na internete, sem falar do sexo explícito... tudo conforme o desejo... vida sedentaria e as farmacias cheias de procura direcionadas aos ansiolíticos, sindromes de pânico, depressão, baixa estima na tentativa de acalmar as mentes vazias, que já não mais sonham, por talvez não ter mais porque sonhar... O sol, já não tem mais o seu brilho, cansado tornando a vida opaca, porque a camada de ozônio, dos porquinhos da atualidade,dos acomodados a ignorância, está destruida. Deus deu a inteligencia ao homem, deu as terras, deu a água, todos os bens necessários ao desenvolvimento de suas faculdades e ele somente destruiram.... paciência, vamos seguindo, haverá mudanças, outras ainda, portanto cuidemos de fazer a nossa parte, porque muitos serão os chamados, poucos os escolhidos... marchemos Araujo e venceremos...

    Meu querido, agradeço o selinho, o teu carinho,
    as tuas palavras lá no meu recanto, chegue por lá sempre, navegante, a distrair-se com outras lidas, multiplicando as nossas convivências, pois que isto temos que salvar, a solidariedade humana, fortalecendo os elos de amizade... que isto nunca nos escape das mãos...
    Deus abençoe você e Lindo
    Domingo de Paz e mto amor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Fiquei muito feliz com a tua visita e o teu comentário deixado no nosso humilde espaço. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado.

    Gostei imensamente do texto, muito criativo e dotado de um alto gráu de inteligência, pois reflete claramente, a real situação que ora nos encontramos. Faltou citar também a fábula do "Alí Babá", atualmente no "Palácio da Alvorada", e os "quarenta ladrões", inclusive, devido a inflação, houve um significativo aumento, todos lotados no "Congresso Nacional".

    Abraços e um belo final de semana.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  4. Araújo, parabéns por publicar este texto.
    Acho que as crianças de hoje em dia, infelizmente, iriam adorar estas historinhas, ao invés de gostar dos contos que nós gostávamos. Fazer o que né....são outros tempos( tempos modernos por demais). Mostrei este texto para meu priminho de 9 anos, rs rs rs, ele simplesmente adorou, mas depois que eu frisei para ele a parte que fala sobre os games( onde passa horas) ele começou a refletir e me fazer perguntas. Já valeu a pena eu ter mostrado para ele o texto.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Araújo
    Voltei!
    Após 3 meses de ausência reinicio hoje as minhas actividades “bloguísticas” com a publicação de um capítulo de Anita, na “Casa”. Seguir-se-á o “Histórias” e depois o “Lírios”, tão breve quanto possível.
    Espero por você lá...

    O texto do seu post de hoje está muito bem escrito, muito bem observado, concordo inteiramente.

    Até breve. Bom domingo.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Adorei seu post!! Extremamente provocativo e irônico!! Realmente, uma excelente leitura!!!!
    Obrigada pela visita:)
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Adorável este texto e, claro, só poderia ser do António com a sua caracteristica que tanto aprecio nos seus textos; a critica sempre actual e irónica. Ainda hoje publiquei no meu blog um dos seus textos.Retrata como sempre a triste realidade das nossas crianças , dos adolescentes e dos pais que parecem baratas tontas; não sabem para onde se virar e nem sabem o que fazer com os filhos que trocaram as saudáveis brincadeiras pelas novas tecnologias; claro que elas têm o seu valor, mas, como tudo na vida, com o necessário equilibrio.Felizmente que o meu netinho de 2 anos e meio, apesar da tecnolgia dos brinquedos actuais tem uns pais que o acostumaram aos livros( adora-os )quer ouvir uma história todos os dias e brinca muito de faz de conta e de carrinhos.Espero que consigam que ele viva as fases todas como deve ser. Muito bom o tema e parabéns ao António por mais este belo texto
    Emília

    ResponderExcluir
  8. È verdade meu amigo, hoje em dia os contos são outros, em um bairro de classe média as crianças antes de dormir só houvem histórias reais, de pessoas que morreram assaltando, do vizinho que foi prezo por tráfico etc...

    A culpa ? não me foco nisso, mais sim em buscar soluções.

    o que fazer para que nossas crianças não percam a infancia é lutar por uma educação melhor, que as familias pobres tenham cursos de estrutura familiar e educação sexual e diversas outras coisas, além do principal, infancia é um período de brincar de desenvolvimento cognitivo, motor e psicossocial e não de exploração sexual e trabalhos árduos.

    Temos que privar as nossas crianças de todo esse mal que infelizmente persevera em entrar no cotidiano de muitas delas.

    abraços !

    ResponderExcluir
  9. oi Araujo,

    obrigado pela sua visita e pelas suas palavras,
    e comoachei bem interessante o seu blog também já tou seguindo ele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom é vir aqui e ler variedades e informações..obrigada por sua visita sempre serás bem vindo..meu beijo

    ResponderExcluir
  11. Tenho saudade da infância quando eu ouvia e acreditava nas estórias...
    Você criou um lindo texto, não poderia ser de outra forma, se levarmos em consideração que és tão inteligente!
    Um trecho em especial me chamou a atenção:

    " Já a Branca de neve ganharia este apelido em decorrência do pó que forneceria aos seus convidados em suas festinhas privativas para políticos entre outras personalidades influentes....."

    Meu querido, tenha uma semana encantada!
    Um abraço pra você!

    ResponderExcluir
  12. hahahaha é verdade, talvez virem lenda.
    Volte mais vezes, terei sempre uma história para contar.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    To passando para te convidar para participar de uma big blogagem coletiva sobre o que podemos fazer para acabar com a violência!
    Dá uma passadinha lá no blog e leia o post!
    Ficarei muito feliz se vcoê puder participar e puder convidar seus amigos blogueiros para entrarem nessa também!

    Te espero!
    Paz!
    Beta

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde! Venho aqui prestigiar seu blog, esse post muito interessante e criativo, e agradecer pelo seu comentário e elogio lá no meu... Pode ter certeza que ganhou mais um leitor para o seu blog!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá meu doce amigo.
    Quanta saudade da minha infância , aonde eu dormia, escutando as mais belas historinhas.
    me lembrei dela.
    Uma semana de muitas realizações e paz.
    Beijinhos doces, meu amigo lindo.
    Fique na pazzzzzzzzz.
    Aguardo sua visita ao meu cantinho.
    Regina Coeli.

    ResponderExcluir
  16. O subverter de alguns valores torna confuso os papeis antes claros que nos norteava em direção ao que acreditavamos, não deixamos de crer mas as confusões pode nos induzir em erros antes não imaginados, Araújo meu amigo sucesso e mais uma vez parabéns pel sacada do foco nesta postagem, abraço grande.

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo, li seu texto, e me surpreendi com a maneira inusitada de descrever os dias atuais, as adversidades das situações, e mais ainda por saber que praticamento não tem tanto tempo disponível. Vc sabe que é um escritor nato, tem que publicar um livro, aquele livro de coisas lindas.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...