04 outubro 2009

>É proibido fumar

O cigarro, todos nós sabemos ser uma droga lícita, nem por isso deixa de ser uma droga. Claro, já teve seus dias de glória, tanto o produto em si como seus consumidores. É causador de várias doenças além do câncer – quem fuma tem mais chances de desenvolver várias outras doenças . Antes, fumar era chique , hoje é careta. As propagandas agressivas com paisagens paradisíacas com belas mulheres deram lugar a fotos estarrecedoras nos maços. Algumas sugere que seu uso causa a impotência sexual e outros tantos malefícios.

Quando centenas de milhares de pessoas em todo mundo estavam afundadas no vício e as doenças pipocando, governantes de vários países resolveram restringir ao maximo a veiculação de anúncios de cigarros. Os fabricantes começaram a ser questionados na justiça para ressarcir danos causados à saúde de centenas de pessoas. Poucas ganharam a causa. Lembram da propaganda do cigarro MALBORO? Segundo consta seu protagonista o Cowboy morreu de câncer nos pulmões. (Este aí abaixo na foto). Wayne McLaren e Daniel McLean, os mais afamados garotos-propaganda Marlboro, protagonistas de um estilo de vida que nos remete ao estereótipo do oeste americano e seus valores difundidos por Hollywood, são algumas das caras, as mais conhecidas, do cowboy criado por Leo Burnett, em 1954, personagem de uma das maiores e mais bem-sucedidas campanhas da história da propaganda mundial. Quase quatro décadas no ar com a mesma temática, transformando, como bem observara David Ogilvy, "uma obscura marca no cigarro mais vendido no mundo". A escolha do vaqueiro como protagonista de campanha de uma marca de cigarros - numa época em que o Oeste americano era produto cultural massificado pelo cinema e pela então nascente televisão - foi um achado da agência.

A rápida difusão dessa indústria cultural "american of way" favoreceria os planos de internacionalização da Philip Morris, introduzindo o "Mundo de Marlboro" e seus apelos lúdicos em culturas tão reticentes a influências externas, como China, Coréia e Japão, e também em países africanos de forte ascendência muçulmana. Dois homens que apareceram na propaganda da Marlboro, no famoso papel do "Marlboro Man", chamados Wayne McLaren e David McLean, morreram de câncer no pulmão, fazendo, assim, com que os cigarros da Marlboro, mais especificamente o Marlboro Reds, recebessem o apelido de "Cowboy killers", em português, "Assassinos de Cowboys".


McLaren afirmou ser a favor da legislação contra o cigarro antes de sua morte, aos 51 anos de idade. Durante o tempo em que McLaren esteve contra o cigarro, Philip Morris afirmou que McLaren apenas aparecia no comercial da Marlboro para que não mudasse, pois, de fato, ele não era o "Marlboro Man". McLean foi vitimado aos 73 anos.Ao longo dos últimos anos começaram a diminuir o espaço dos fumantes. Começaram de início a ser separados dos demais; existiam nas empresas, restaurantes e lanchonetes áreas restritas aos viciados, até que o governador de São Paulo Jose Serra (PSDB) resolveu acabar de vez com todo espaço existe e promulga a lei nº 13.541, que proíbe o cigarro acesso em todo ambiente fechado. Não é o fumante que é punido, mas sim o estabelecimento infrator é multado em R$ 792,50 e R$ 1.585, podendo ser fechado provisoriamente. Outros Estados brasileiros estão seguindo o exemplo de São Paulo; é o caso do Rio de Janeiro que está em um período de orientação. Minas Gerais e Amazonas também cogitam criar leis no mesmo sentido.

A tendência é a maioria dos estados proibirem o consumo de cigarros em ambientes fechados. A verdade é, o fumante hoje é discriminado e caçado em todos os lugares. As empresas já estão preferindo contratar pessoas não fumantes para seus quadros de funcionários. Como se vêem o cerco se fecha cada vez mais aos que tem o habito de fumar.

N. A. (Felizmente, hoje sou um ex-fumante, não tenho mais o hábito)

17 comentários:

  1. Gostei muito do post, na verdade é um mal que não é fácil vencer, até porque com o tempo, se não tiver uma política boa de divulgação dos danos,maiores que a condição de uso, para os que fumam, muitos contestam, acaba banalisando, deixando até uns pensarem que estão sendo perseguidos por serem fumantes, e na verdade, a condição é preventiva e informativa também..
    ótimo domingo pra ti
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o vicio de fumar é horrrivel, ,as também fazer um caçada as bruxas é fhoda...

    Por que o pessoal pensa em dar acompanhamento psicologico para o fumante conseguie parar de fumar?

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Há tanta coisa que está mal, e são sempre os mais fracos a perder.
    Esta mensagem que aqui nos presenteou, são alguns de muitos casos que infelizmente padeceram com o mal.
    Um beijo,
    Judite

    ResponderExcluir
  4. Olá j.Araujo
    Eu acho que a pessoa que fuma, vai morrendo aos poucos e vai envenenando as pessoas há sua volta talvez inconscientemente mas vai eu fui fumador durante algum tempo e deixei por vontado própria, e hoje já nem gosto cheiro do fume.
    Obrigado pela visita e comentário.
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Não fumo. Não consegui ficar próximo de quem fuma.
    Tenho renite, é uma loucura.

    Bem! Achei que vc. já estivesse com texto da leitura do vou de coletivo. Mas não esncontrei. Eu esou com o blog Uma interação de Amigos.
    è só passar lá e conferir.
    Com carinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o post! Nunca fui fumante, mas já convivi anos com pessoas viciadas. Pessoas que deixavam de comprar alimentos p/comprar cigarros. Essa lei em SP é tudo de bom e espero mesmo que se alastre pelos demais estados.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo Araújo!!! ao passar mais uma vez por aqui constato a pertinência e atualidade de seus posts, o tema que aborda é de fato delicado por vários dos aspéctos abordados, não fumo e não gosto que me obriguem a fumar por tabela mas concordo que o fumante tenha seu direito de fumar sempre quando respeite meu direito em livre arbítrio de não fumar mesmo que de forma indireta, por tanto fica aí o desafio de conjuminar aspéctos que se apresentam em uma situação como esta onde o direito nunca é absoluto para os dois lados e bom senso e moderação estremamente necessários para que ninguém pague o pato sozinho, certo???????????
    Araújo mais uma vez agradeço suas visitas e sempre boas palavras, fico feliz por poder tee-lo como amigo! Abraço grande.

    ResponderExcluir
  8. Eu particularmente não fumo,detesto o cheiro de cigarro,aqui em sp existe a tal proibição,como dirigir após beber,enfim fica a pergunta,quem fiscaliza isso?,enfim..os cães ladram e a carruagem passa!
    beijos Jota, saudades
    Mari

    ResponderExcluir
  9. MEu amigo, otima postagem, mas penso assim, que se é tão prejudicial, e o governo se importa tanto com o ser humano, deveria proibir de vez a fabricação.... O problema seria os atuis que fumam, mas evitaria novos a começar a fumar...

    Uma otima semana

    Bjs

    Andresa

    ResponderExcluir
  10. Caro Araújo, fumar é um vício que além de prejudicar o fumante prejudica também quem respira o ar que está por perto.Quem não entende por AMOR vai inevitavelmente aprender com a dor: CÂNCER 99% dos casos deste mal nos pulmões, garganta, boca, esôfago,são decorrentes. O tratamento é desgastante, e toda a família adoece junto, com a dor, o sofrimento, medicamentos e alimentação caríssimos. O Ministério da Saúde gasta um valor exorbitante para manter o tratamento, que inclui: quimioterapia ou radioterapia, dependendo do caso, mais medicamentos, e psicólogos e assistentes sociais para amparar o doente e a família. Em Campinas, o melhor e mais conceituado centro de ONCOLOGIA é o do HOSPITAL MUNICIPAL DR.MARIO GATTI. Está sendo construido em Campinas 'LO TEDHAL' CENTRO DE TERAPIA DA DOR E CUIDADOS PALIATIVOS no Jd Santa Genebra. É uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de acolher doentes em fase terminal que as famílias já nada podem fazer ou para aqueles que nem as tem. Se alguém quiser saber mais, CAIXA POSTAL 5524 CEP 13091970 CAMPINAS SP. Beijos. Adorei o texto, e parabéns por ter deixado de fumar, isso é muuuuito bom.

    ResponderExcluir
  11. Respondendo ao JOTA ENE, fica a seu critério.Quem sou eu pra dizer sim ou não!

    Ao blog "Minhas Palavras" a autora foi uma das pessoas incentivadoras que fez eu parar com o vício do cigarro me indicando um grupo Anti-tabagismo. Confesso, que no começo foi por ela; depois por mim mesmo.

    Lembro que jamais me proibiu, dizia: se tiver vontade fume, mas lembre-se o prejudicado é vc.
    Tudo isso foi um grande incentivo pra mim parar de vez.

    Quero publicamente dizer mais uma vez. Obrigado pela compreensão. Você foi essencial em minha decisão de parar.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  12. ^^


    Eu destesto fumaça de cigarro. DETESTO! Infelizmente, minha mãe fuma, então sou praticamente uma fumante passiva. Então qdo estou na rua, faço de tudo para não ficar perto de alguém q esteja poluindo o ambiente com sua fumaça... Com o cerco se fechando contra os fumantes fica melhor, mas não mais fácil.

    ResponderExcluir
  13. Porvavelmente,pra quem fuma, um vicio dificil de largar, eu como não fumante, sempre tenho a sugestão de colocar os preços bem altos, quem sabe assim muita gente larga antes de alguma doença pior....abraços amigo, otima semana pra ti,,,obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu novo amigo.
    Parabéns por esse post.
    Uma bela iniciativa de reflexão aos que fumam.
    Eu não fumo, mas tenho pena de quem tem esse vício, pois só mesmo a força de vontade para sair dessa.
    Uma semana de muitas realizações e paz.
    Aguardo sua visita ao meu cantinho.
    Beijinhos doces.

    Regina Coeli.

    ResponderExcluir
  15. Caro Araújo, todo esforço que voce fez para parar de fumar foi por vontade e esforço próprio, eu apenas lhe dei o apoio necessário que todos precisam nesse momento difícil em que o organismo humano está passando pelo efeito de "sindrome de abstinencia". É aí que entra a sua força espiritual, e o apoio de quem está perto, é necessário discernimento para o bom senso de colocar a pessoa a vontade para fumar e passar aquele momento terrível que aos poucos vai desaparecendo, como aconteceu com voce lembra-se. Acho importante o seu depoimento pessoal, para encorajar os nossos amigos leitores que se interessam em ficar livres do tabaco. Mais uma vez parabéns, o merecimento é seu. Eu fiz a minha parte, por amizade, profissionalismo e amor. beijão.

    ResponderExcluir
  16. Exelente e oportuno post esse,acerca do tabagismo,praga essa ronda entre esposa minha e moi,entre a abstinencia e o retorno,agora mesmo,por sua causa,apaguei um cigarro,pois acredite,mecanicmente peguei!

    Obrigado!

    Te braço!

    Viva Vida!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...