12 outubro 2009

>SUS

Imagens/J. AraújoNeste ano o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos de existência no Brasil. Um marco histórico na sociedade brasileira na conquista de um sistema universal e gratuito de atendimento a saúde, que integra as três esferas de governo e institui processos e espaços de controle social. Pensar o SUS em suas conquistas e desafios é uma iniciativa estratégica para continuarmos a contribuir na garantia da saúde como direito social e como política pública, neste contexto e cenário histórico. A ideia de um serviço público e único de saúde é formidável, mas embora virtualmente presente em todos os municípios do país, a maior parte da população fica na exceção de um bom atendimento medico e o SUS não consegue atender com eficiência essa população de exceção. O sistema passa por várias dificuldades e com o passar do tempo está sucateado. A demanda é além da capacidade de atendimento e, muitas vezes, os gestores públicos gerenciam mal os recursos disponibilizados.
Ciente disso, em 19/09/09, para marcar a data, vários seguimentos da saúde em Campinas-SP, disponibilizou diversas informações para população através de cartazes em defesa de um serviço de qualidade. O evento ocorreu na praça atrás da Catedral metropolitana. Houve coleta de assinatura para encaminhar para o Governo Federal. Somente assim, com o engajamento de toda a sociedade podemos pedir mudanças.

9 comentários:

  1. Sus um otimo projeto, mas com grandes falhas.

    Um otimo dia
    Andresa

    ResponderExcluir
  2. Olá. Vivi no Brasil 14 anos, mais precisamente em Guaratinguetá; hoje moro em Portugal; os meus filhos saõ brasileiros; amo o Brasil, como devem imaginar. Sei que o sistema nacional de saúde não é lá essas coisas, mas penso que tem melhorado muito, No entanto, fostaria de dizer que não é só no Brasil que é preciso fazer mais por este sistema; aqui em Portugal passa-se o mesmo;tem melhorado muito, mas é sempre pouco tendo em vista as necessidades dos mais desfavorecidos; é muito difícil conseguir-se uma consulta principalmente em especialidades e se formos falar em cirurgias, então aí a coisa fica preta; demora muitissimo para que se consiga uma pelo sN de saúde; quem tem dinheiro vai aos privados, quem não tem arrisca-se a morrer na lista de espera por uma cirurgia. Já visitei o outro vosso blog e quero deixar um abraço ao sr. António Brás Constante que já me conhece???? por ter publicado alguns dos seus textos. Voltarei.
    Emília Pinto

    ResponderExcluir
  3. J. Araújo obrigada por o comentario e olha vou te passar uma lição bela...A fé é o firme firmamento das coisas que não se ver ,mais que CRER.entendes como é fácil.Não não é ! Mais eu creio por ti por todos os meus amigos que vai vencer depois que ler e acreditas que as palavras tem poder e que tudo podemos..VIU !
    Meu abraço sincero

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que dinheiro o SUS tem, o problema é que deve estar sendo mal repassado e/ou administrado. Já fiz exames de alta complexidade em unidades financiadas pelo SUS e o atendimento foi ótimo.

    Quem quer pode fazer a diferença sim!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Amigo, saudade...
    Eu moro em Santos, e não tenho o que reclamar do SUS aqui, sempre tive sorte na questão da saúde, meu filho tem uma doença no sangue, e está sob controle, quando ele precisou ficar internado fomos muito bem atendidos, não temos plano de saúde, o SUS é nossa opção.

    ResponderExcluir
  6. Os bons ventos o levaram até o Vórtice e fico feliz que tenha gostado. Seu espaço é muito interessante, inteligente e nos faz refletir.
    Certamente voltarei!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite
    os meu comentários andam como eu feitos a pressão mas a cabeça anda esgotada neste momento não dá para mais

    ♥♥UM LINDO, TRANQUILO E FELIZ FIM DE SEMANA♥♥

    ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ

    ♥ OBRIGADO PELA VISITA♥

    ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸.ﻼჱﻼ.¸¸ﻼჱﻼ.¸¸.¸¸ﻼ

    (`'·.¸(`'·.¸(`'·.¸ ¸.·'´)¸.·'´)¸.·'´)
    ♥ BJUS NO CORAÇÃO♥
    (¸.·'´(¸.·'´(¸.·'´ `'·.¸)`'·.¸)`'·.¸)

    ResponderExcluir
  8. Interessante, pena que é uma iniciativa local e não de cunho mais Brasil...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...