07 outubro 2009

>Mania de leitura

Atendendo o tema do mês de Outubro, do Blog Vou de Coletivo

Cada um tem sua mania, não sou diferente, e tenho as minhas. A leitura é um habito saudável. Ler um bom livro é tudo de bom. Infelizmente, o Brasil, ou melhor, o brasileiro não é campeão de leitura. Somos campeões em acidentes de transito, campeões na produção de café, campeões de futebol; mas não somos campeões em leitura de livros.

Também, os livros não estão acessíveis a todos que gostaria de ler. São caros. Mas vamos ao que interessa, tenho mania de quando estou lendo ouvir musica, acho que a leitura flui melhor. Outra mania não me importa se necessário for voltar um pouco, até dois parágrafos ou mais pra entender melhor.

Leio jornal todos os dias, se me faltar o dia não está completo. Falta alguma coisa. Sou tão vidrado em leitura que sou capaz de catar até papeis velhos, desde que tenha algo escrito. Lembro que essa mania de leitura já vem desde quando não sabia nem ler direito lá em minha terra natal. Pegava aqueles jornais velhos, principalmente, o Globo. Na época em que varias coisas eram embrulhadas em jornal. Isso é outra história. Como se vê cada louco com sua mania.
Este texto faz parte da blogagem coletiva de outubro do Vou de Coletivo!Hábitos de leitura: quais são as suas manias na hora de ler?

23 comentários:

  1. Importante isso do preço do livro, é caro para os salarios dos brasileiros e para quem gosta então...quem le varios livros no mes...sai caro.
    Também tenho essa mania de ler qualquer papel escrito que me caia nas mãos.
    Gostoso ler seu texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, existe muitos momentos e comentários que nos fazem sentir Aves Raras, enquanto leitores. Parece que não é um hábito muito comum, mas mesmo assim vendo sendo mais do que era e não sendo exclusivo apenas de algumas "classes".

    ResponderExcluir
  3. bem legais tuas ,manias e participação! um abraço,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Também adoro leitura... aliás, faço letras e a leitura está super presente nesse curso :D

    Não consigo me concentrar na leitura ouvindo música, sério! E se toca aquela música que adoro então kk, eu paro de ler e presto atenção na música rsrsrs.

    Abraços :D

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza todos nós temos manias, coisas naturais do dia a dia...abraços amigo e uma bel a quarta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo,
    Vim retribuir tua visita,tbm adoro ler.A respeito da matéria acima, se o povo brasileiro lesse mais,não teriamos o governo q temos.
    O pessoal só quer saber de novela e fofoca de Tv, aí em cada eleição é aquela lambança de sempre.Bom deixa pra lá,eu tenho mania de falar de política.rsrsrs.
    Foi muito bom te conhecer.

    Bjss

    Liege

    ResponderExcluir
  7. Oi, J. de Araújo,
    Gostei de suas manias...
    Obrigado pela visita a meu blog!!!
    É Verdade! O brasileiro não é campeão de leitura mas devíamos ser né? precisamos disso!!!
    Eu consigo ler, como agora... 3 livros de uma vez e conto todas as histórias deles com perfeição...

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Vício saudável, que nos produz a viagem, nos dar até o direito de monologar, no discutir do si, com você mesmo... Tira dúvidas, distração, aprendizado, lição... Gloriosa manifestação do estar ocupado, preenchendo a mente das riquezas apresentadas, dando depois ao pensamento o direito de se manifestar em coisas que fluam e não em ociosidade com os poisézinhos atormentando as ideias...

    Parabéns Araujo, construtivo o assunto
    abordado...

    Linda quarta feira
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Como você disse, a leitura é algo saudável.
    Acho que no Brasil, é mais preguiça de ler, rsrs.
    Nas escolas públicas mesmo, tem pessoas que formam no ensino médio tendo lido apenas um livro.
    Um livro em 11 anos de escola? Oo
    Os professores não incentivam sabe, na biblioteca são poucos os livros interessantes e a maioria dos alunos não tem o hábito de ler.
    A leitura ajuda na interpretação e na escrita, o que é fundamental em uma provas de vestibular.
    Pode ter certeza que a sua mania de ler tudo o que aparece na frente,não é uma mania ruim.

    ResponderExcluir
  10. Tbm adoro ler....e tenho manias malucas....rsrsrsrs.....acho que deveríamos é frequentar mais as Bibliotecas.....nem sempre precisamos comprar......aqui no RJ,vc entra em uma livraria pega um livro e le....depois,retorna no dia seguinte......vejo varias pessoas fazerem isso....confesso,que nunca fiz....leio,os livros que pego emprestado....bjcas,amigo....

    ResponderExcluir
  11. Caro Araújo, eu sou do tempo que trabalhos de portugues, eram resumos de livros. Então tomei o hábito de ler muito, apesar de caros os livros ainda são acessíveis, é uma boa aplicação, leio de dois a tres livros por mes, e voce sabe né! já lhe dei alguns para ler, e tenho outros que ainda não leu, vou lhe passar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. olha araujo eu volto ate um capitulo se necessario,rsrsrsrs mas como vc disse cada louco com sua mania!obrigado pela visita e amei sua postagem

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Obrigada pela visita no meu blog.

    Estarei te esperando novamente como combinou... rs

    Tornei-me seguidora do seu.

    Beijo e boa sexta

    ResponderExcluir
  14. Oi J,
    Assim como você, também sou principiante de blogagem. Ajuda a fazer novos amigos e conhecer diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.
    Beijos e até breve,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  15. Oi, companheiro. Vim agradecer sua visita e dizer que gostei de sua postagem.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Retribuindo a visita, agradeço pelas palavras em meu blog...
    O ideal seria mesmo que os brasileiros tivessem o hábito de ler... Mas são vários os fatores que contribuem para isso não acontecer... Vem de berço...
    Realmente os livros são caros, se fossem mais baratos, quem sabe já seria um incentivo para mais leitores.
    Ler abre horizontes, novos caminhos e nos faz pensar, criticar e escrever tbm...

    Obrigada pela visita e o lindo coment.
    Um lindo final de semana...
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  17. Retrtibuindo a visita, que é também integrante da saga de ler todos os posts da blogagem coletiva. Mais um homem na blogagem rs rs rs, percebi que é dominado pelas mulheres o "Vou de Coletivo".

    Bom seu texto, e o preço dos livros é mesmo alto.
    E quanto ao meu blog, atualizo de 15 em 15 dias, mas chegarei na meta de atualizar semanalmente (eu acredito).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Adorei seus comentários! Eu também sou um leitor voraz. Rsss...

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir
  19. Olá, vim retribuir sua visita em meu blog!
    Gostei muito do seu!
    Nossa, não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo! Tem que ter muita habilidade pra conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo!

    E sim, infelizmente não somos os campeões de leitura. Quem sabe um dia, ainda tenho esperanças...

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Vim agradecer pela visita e comentário e encontrei um blog excelente. Rico de informações, bem escrito, um toque jornalistico na informação. Parabens!
    Franz

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei do vou de coletivo porque qndo eu tiver sem ideias, caio dentro do tema proposto por eles.. Pena que é só uma vez ao mês... Eu também sou viciada em leitura, às vezes qndo dou por mim já estou lendo até bula de remédio... Parabéns pelo blog.. Obrigada pela visitinha.. Ótimo domingo!!!

    natalyfala.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Oi J. passei pra retribuir o carinho e a visita!
    Gostei do seu texto e, como ex-livreira, concordo que os preços são altos, infelizmente.
    A indústria não tem interesse em baratear e ainda colabora com o desmatamento, mas estou certa de que breve, mudaremos esse quadro!
    Sou principiante em blogs e em blogagens coletivas... tenho vergonha, algumas vezes, mas a experiência tem sido bem boa.
    Um beijo pra vc

    ResponderExcluir
  23. Também gosto de ler com música, bem como viajar ouvindo música...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...