06 maio 2008

> Fique por dentro (Aposentadoria)

REVISAO DE APOSENTADORIA PROPORCIONAL

A aposentadoria proporcional é um beneficio do INSS, que foi concedido a muitos aposentados, que não tinha 35 anos de serviço para aposentar de forma integral.
O critério para a concessão deste beneficio no caso homens, restou estabelecido de modo que quem tinha 30 anos de contribuição aposentava com um percentual de 70%, quem tinha 31 anos, 82% aos 32 anos, 88% aos 33 anos, 94% aos 34 anos e 100% do valor devido aos que completassem 35 anos de serviço.

As mulheres por sua vez, aposentavam com 25 anos no percentual de 70%, 26 anos 76%, 27 anos 82%, 28 anos 88%, 29 anos 94% e 30 anos 100% do salário devido. Em muitos casos, vários aposentados se utilizaram do tempo na lavoura, para completar o tempo de serviço e nem sempre o INSS aceitou o tempo efetivamente trabalhado. Para esses casos, normalmente o INSS, concedeu um ano de tempo de serviço, por cada ano que faça referencia o documento.

Nesse sentido, se em uma certidão de nascimento do ano de 1974, constasse a pessoa como lavrador, o INSS aceita um ano, se em outra consta o ano de 1976, também consta lavrador, aceita mais um ano e assim sucessivamente.

Ocorre que, no ano de 1975 a pessoa também trabalhou na lavoura e o INSS não aceitou este ano, porque não tinha documento que pudesse comprovar o efetivo exercício da atividade rural. Para esses casos de recusa, a pessoa entrando na Justiça, esta aceita o ano trabalhado mesmo sem o documento, desde que se faça suprir a ausência do documento, pela oitiva de testemunhas que sabiam que naquele ano a pessoa trabalhou na lavoura.

Sabendo disso, se você estiver nesta situação, não perca tempo e corra, pois sua aposentadoria pode aumentar, desde que fique provado por testemunhas o tempo de serviço realizado na lavoura. Não perca tempo, você que teve concedido aposentadoria proporcional, porque o INSS não aceitou todo o período laborado na lavoura uma vez que não tinha documento de um respectivo ano, pode aproveitar do tempo de serviço rural e fazer a revisão da aposentadoria para fins de que a Justiça mande o INSS completar o tempo faltante e conceder em forma integral o beneficio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...