30 junho 2008

> Resistência

Oferecer resistência à vida é o caminho mais seguro para a angústia e a infelicidade. A mente nos impõe a ilusão de que resistir aos acontecimentos, seja através da raiva, da revolta ou do sofrimento, apressará nossa libertação. Esta é a ilusão mais danosa na qual embarcamos enquanto vivemos no estado de inconsciência. A atitude oposta, o não resistir à vida, significa estar em estado de graça, de aceitação, de paz. Por mais difícil que seja acreditar nesta premissa, a verdade é que quando quebramos a resistência interior ao que acontece, as circunstâncias de nossa vida tendem a melhorar consideravelmente. Os acontecimentos, pessoas e circunstâncias que desejamos para a nossa felicidade, começam a vir em nossa direção sem qualquer esforço de nossa parte, e ficamos livres para apreciá-las enquanto durarem, sem o medo de que elas desapareçam.


Mas esta confiança só vem quando passamos a não depender mais dos acontecimentos externos para manter nosso equilíbrio e serenidade. Quando este se torna nosso estado natural, o relaxamento e a paz que se seguem acabam por atrair para nós muitas coisas positivas.A vida flui com mais facilidade uma vez que o abandono de toda e qualquer forma de resistência nos torna flexíveis e abertos para novas experiências. Esta abertura só pode acontecer no estado de não-resistência, pois ele é reflexo de uma conexão profunda com o Ser.O Ser nos transporta para além da dualidade, dos opostos da mente, e nos liberta da dependência dos fatos relacionados com o mundo exterior. Mesmo que tudo à nossa volta desabe, se estivermos firmemente conectados a esta dimensão de nós mesmos, que é a da plena consciência, poderemos até experimentar alguma tristeza, mas ainda assim uma profunda paz interior estará presente.

“Deixe Acontecer
As coisas acontecem quando você não as espera, as coisas acontecem quando você não as força, as coisas acontecem quando você não está ansiando por elas.Mas isso é uma conseqüência, não um resultado. E fique claramente consciente da diferença entre ‘conseqüência’ e ‘resultado’. Um resultado é conscientemente desejado; uma conseqüência é um subproduto. Por exemplo: se eu digo a você que se você brincar, a felicidade será a conseqüência, você vai tentar por um resultado. Você vai e brinca e você fica esperando pelo resultado da felicidade. Mas eu lhe disse que ela será a conseqüência, não o resultado.A conseqüência significa que se você está realmente na brincadeira, a felicidade acontecerá. Se você constantemente pensa na felicidade, então, ela tem de ser um resultado; ela nunca acontecerá. Um resultado vem de um esforço consciente; uma conseqüência é apenas um subproduto. Se você estiver brincando intensamente, você estará feliz.

Mas a própria expectativa, o anseio consciente pela felicidade, não lhe permitirá brincar intensamente. A ânsia pelo resultado se tornará a barreira e você não será feliz. A felicidade não é um resultado, é uma conseqüência. Se eu lhe digo que se você amar, você será feliz, a felicidade será uma conseqüência, não um resultado. Se você pensa que, porque você quer ser feliz, você deve amar, nada resultará disso. A coisa toda será falsificada, porque a pessoa não pode amar por algum resultado. O amor acontece! Não há motivação por detrás dele.Se há motivação, não é amor. Pode ser qualquer outra coisa. Se eu estou motivado e penso que, porque desejo a felicidade, vou amá-lo, esse amor será falso. E como ele será falso, a felicidade não resultará dele. Ela não virá; é impossível. Mas se eu o amo sem qualquer motivação, a felicidade segue como uma sombra. A aceitação será seguida por transformação, mas não faça da aceitação uma técnica para a transformação. Ela não é. Não anseie por transformação - somente então a transformação acontece. Se você a deseja, seu próprio desejo é o obstáculo”.


colaboração: Natalia

2 comentários:

  1. Belo texto amigo Jota, mas na realidade é bem difícil,não acha?
    Eu pelo menos adorei seu texto e tenho a certeza que é verdadeiro, real, lógocomas é tão difícil...beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Jota!

    Retribuindo visita...

    gostei do seu blog, seus textos...


    abraços.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...