26 maio 2008

> Floresta Amazônica; não dá pra calar!!

Oba!! Parece que finalmente o governo brasileiro está começando a acordar para o problema da Floresta Amazônica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um discurso disse: “O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro...”
Bonita as palavras do presidente, e concordo plenamente com ele. Agora o que precisa na pratica mesmo é reforçar a segurança de nossas fronteiras, (pode esperar as críticas que com certeza virá da Comunidade Internacional interssada na internacionalização), e ter um controle mais rígido de todas as Ong, (Organizações não Governamental) principalmente as estrangeiras que atuam na região que na verdade estão de olho em nossas riquezas.

A maioria das Organizações chega na região e adquire milhares de hectares de terras para projetos um tanto duvidoso. O desmatamento desenfreado na região é outra praga que precisa ser combatida com mais rigor. Até o candidato a presidente dos Estados Unidos Barack Obama, do Partido Democrata se manifestou em discurso dizendo que a Amazônia não é dos brasileiros como eles pensam.

São milhares de hectares derrubados todos os anos. As queimadas são uma constante. Quem sabe com toda essa ânsia de tomada da Amazônia não se abre uma discussão em torno do assunto que possa realmente envolver todos os brasileiros em defesa da soberania nacional e despertar a consciência adormecida desse gingante adormecido chamado Brasil.
Comentário

Senhor Minc, o senhor é um fanfarrão.
CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIENCIA

O novo dado de desmatamento comprova: Marina Silva abandonou o barco do Meio Ambiente no momento certo. A cifra final, a sair em agosto (o mês do desgosto, como dizem), será um arraso sobre a floresta. E essa conta será de Lula e de seus "heróis" do agronegócio, encarnados na figura de Blairo Borges Maggi.

Afigura-se a realidade arrepiante de um desmatamento na casa dos 20.000 km2 de agosto de 2007 a julho de 2008. Para dar uma idéia do que isso significa, em 150 anos, de 1700 a 1850, toda a produção de açúcar na mata atlântica ceifou 7.500 km2.

Em resposta ao desastre imposto pela alta nas commodities, Carlos Minc, o "performer" que substitui Marina no ministério, anuncia que vai mandar prender... Os bois! Isso mesmo: os bois, cujo único crime é pastar em áreas embargadas cuja floresta algum humano derrubou -com crédito oficial e estímulo político.

Ora, não seria mais efetivo prender os donos das terras onde pastam os bois? Certamente. Mas isso o governo não faz, por duas razões. Primeiro, para não criar caso com aliados em ano de eleição.

Depois, porque nem Minc nem ninguém sabe quem é dono da terra na Amazônia. A única medida que poderia ser definitiva contra o desmate, o ordenamento fundiário, foi um fiasco. Só 20% dos proprietários aderiram ao cadastro de terras imposto pelo governo.
E, com o orçamento pífio dedicado a esse reordenamento pelo Plano Amazônia Sustentável, nada vai mudar. Vai ser engraçado ver o ministro, entre uma coletiva e outra, correndo atrás de boizinhos e vaquinhas no pasto. São 80 milhões de cabeças na Amazônia, senhor ministro. Haja colete para suar.

2 comentários:

  1. Isto é realmente para assustar qualquer brasileiro que ama seu país.Desmatamento desenfreado, que se pode fazer a respeito?
    Gostei desta postagem Jota, muito boa mesmo, tomara que muita mas muita geite leia sobre este assunto
    Que achou da minha postagem -Uma mulher no trono papal?
    Gostaria de ouvir tua opiniaõ lá no meu blog. Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, defensor das florestas.
    Ontem ví quando entrou, mas não deu para falar contigo, aproveito quando o msn está funcilonando para falar com meus filhod. Devo retornar em breve. Aproveito o morrer da tarde ,na esperança que o novo dia me traga de volta.
    Ainda não fez comentário na papisa, quero saber tua opinião sobre o assunto. beijos, breve volto, e volto melhor.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou considerados preconceituosos não serão publicados. Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém se mantém o direito de publicar ou não opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa que seja. De acordo com interpretações legais o administrador desse blog responde solidariamente pelos comentários aqui publicados.

Postagem em destaque

>Os vândalos e as mentiras dos nossos políticos

Uma folheada no jornal  de hoje fiquei indignado com algumas noticias. Uma delas dava conta do ataque de vândalos a dez ônibus do transp...